A campanha Maio Laranja, iniciativa da Polícia Civil focada na prevenção e combate à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, está em destaque em Itajubá. A delegada titular da Delegacia da Mulher, Dra. Karina Tribst, explicou os objetivos da campanha, os tipos de violência, os sinais que as vítimas podem apresentar e os canais para buscar ajuda. 25qr
Dra. Karina esclareceu que a campanha busca alertar a sociedade sobre a importância de identificar sinais de violência, que pode se manifestar de forma física, sexual, verbal ou psicológica. “O abuso sexual infantil engloba diversos crimes envolvendo práticas sexuais contra crianças e adolescentes. A violência, de modo geral, inclui agressões físicas, verbais ou psicológicas”, destacou.
A delegada enfatizou a necessidade de observar mudanças de comportamento nas vítimas, como retraimento, uso de roupas inadequadas para o clima (para ocultar lesões) ou autolesão, como cortes com objetos cortantes, que podem indicar sofrimento psíquico decorrente de abusos. “Muitas vezes, a criança não percebe que está sendo vítima de um crime. Por isso, pais, professores e a sociedade devem ficar atentos a esses sinais”, reforçou.
A violência, incluindo o abuso sexual, pode ocorrer no ambiente familiar ou fora dele, sendo que a maioria dos casos de violência sexual acontece dentro do ciclo de convivência da criança, praticada por pessoas próximas. Dra. Karina destacou o papel das escolas, que, na rede municipal de Itajubá, já receberam treinamento para realizar a “coleta da revelação espontânea”, uma técnica de escuta acolhedora para receber denúncias das crianças e encaminhá-las aos órgãos competentes, como a Polícia Civil e o Conselho Tutelar.
Sobre situações de exploração, como o uso de crianças por adultos em situação de rua para pedir dinheiro, a delegada esclareceu que isso configura prática ilícita prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo ível de denúncia. “É essencial que a população denuncie ao Conselho Tutelar ou à polícia para que a situação seja investigada e a criança protegida”, afirmou.
A campanha Maio Laranja, simbolizada pela cor laranja por representar um sinal de alerta, realizou ações em Itajubá, como uma carreata e atividades pedagógicas para conscientizar a população. A delegada reforçou a importância de procurar ajuda em casos de suspeita de violência. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, Disque 181, em qualquer posto policial ou diretamente na Delegacia da Mulher de Itajubá, localizada na Rua Oliveira Marques, 189, bairro Oriente, próximo ao Colégio 19 de Março. A delegacia também oferece um serviço de psicologia para acolher menores acompanhados de responsáveis.
“Fiquem atentos aos sinais. A criança muitas vezes expressa o sofrimento de forma indireta, e cabe a nós, adultos, protegê-la”, concluiu Dra. Karina Tribst, reforçando o compromisso da Polícia Civil na proteção de crianças e adolescentes.